sexta-feira, julho 25, 2014

ROUPA DE BAIXO III – Meias


Por: José Joaquim Ferreira Marques

As meias já eram usadas pelos coptas como provam achados em túmulos.
Na Idade Média usavam-se meias feitas de pedaços de tecido.
Como as conhecemos hoje, aparecem em 1554 pela mão do inglês “William Rider” que teve a ideia de confecionar umas calças em malha de lã. Em 1589, um outro inglês “William Lee” inventa a máquina de tricotar e com ela surgem as meias tricotadas, que de inicio eram lisas e feitas em lã. Às meias de lã sucederam em 1685 as meias de fio de algodão, a que deram o nome de “meias de bárbaro”, de cor branca ou matizadas. Brancas, (fig.57) pretas, (fig.58) castanhas, (fig.59) recolhidas em Asseiceira – Tomar, cinzentas e até algumas às riscas  branco e vermelho, (fig.60) estas recolhidas em Chancelaria pelo Rancho Folclórico de Torres Novas, eram tricotadas em lã, algodão (executadas com cinco agulhas). Algumas arrendadas, conforme o seu uso, no trabalho ou nos domingos e dias de festa.


Fig 57
Fig 58



Fig 59


Fig 60





















No trabalho, usaram-se muito as meias de cordão de cor castanha, feitas em fio de algodão.
As mulheres também usavam no campo os canos (fig.61) recolhidos em Riachos pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos. Estes como não tinham pé, serviam para proteger as pernas durante o trabalho.
Em 1940, aparecem as meias de nylon. Nos anos cinquenta, aparecem as meias sem costura em várias cores e espessuras. Em 1960, surgem as famosas colants.


Fig 61
As pessoas mais abastadas usavam meias em seda (fig.62).
O comprimento das meias foi sempre até acima do joelho (e não abaixo como por vezes se vê).


Fig 62

 
Fonte: Marques, José Joaquim Ferreira in "Roupa de Baixo/Conservação" Out.2009

Artigos relacionados neste blog:

Sem comentários: