terça-feira, janeiro 03, 2012

Mulher do Chapeirão - Ovar

O traje da "mulher do chapeirão", indumentária característica da região do Ovar dos finais do século XVIII e inícios do século XIX , é constituído por saia de lã preta, blusa de fazenda de lã com entremeios e peitilho pregueado, de preferência branca. Sobre os ombros cai um lenço branco de cambraia ou de seda natural. Na cabeça usa um chapeirão de grandes abas, com cordão. Veste capotão de fazenda grossa preta com uma guarnição larga de veludo lavrado da mesma cor e com um laço nas costas. Calça chinelas pretas de verniz e meias brancas rendadas.
De salientar nestes chapeirões as evidentes influências de alguma chapelaria eclesiástica, em particular o galero de borlas dos cardeais romanos e, por outro lado, reminiscências do antigo chapeirão desabado que era usado nas cerimónias fúnebres municipais por ocasião da quebra dos escudos reais, exéquias e exibição pública de luto pesado.
Sobre Ovar conta-se um episódio relacionado com a visita da Rainha D. Maria II em 1852. Estando na varanda de honra dos paços do concelho com o príncipe e infantes, e tendo um deles tido comportamento menos próprio, D. Maria II desfechou-lhe bofetão que se ouviu no terreiro e foi acolhido pela multidão como sinal da arte de bem saber educar.

Fonte: Virtual Memories
Foto: Fernando Pinto in Labirinto de Olhares

1 comentário:

Portugalredecouvertes disse...


procurava informações sobre o assunto,
muito bom blogue
obrigada
Angela