terça-feira, fevereiro 24, 2009

O Carnaval de Alpalhão – Nisa – Alto Alentejo


Numa época em que os antigos costumes do Carnaval português vão dando lugar a ritmos e tradições importados do Brasil, existem ainda algumas localidades que vão resistindo, mantendo as suas tradições.

Em Alpalhão, no concelho de Nisa, a tradição ainda se mantém. Os seu trajos, outrora utilizados apenas no Carnaval, ainda hoje se mantêm vivos graças aos grupos de Contradanças.

Em Alpalhão, é o traje garrido e vistoso, são saias e xailes ricamente bordados, a par da grande quantidade de ouro reluzente, que desperta a atenção do visitante.
Quem faz, de quem são as mãos que tecem este autêntico festival de cor e deslumbramento, que se passeiam pelas ruas da vila nestes dias de festa?
Na rua da Carreira encontrámos as respostas para estas questões, Maria Virgínia Rijo. “Comecei a fazer estes trabalhos há cerca de 20 anos e fui-me aperfeiçoando. Dantes faziam-se poucos fatos de Carnaval, dependendo doas épocas, mas de há cinco anos para cá, com o regresso das marchas têm-se feito muitos mais.”
“ Estava tudo a perder-se, as nossas tradições. Dantes fazia-se um fato por ano e noutros não se fazia nenhum. A professora Zézinha deu um grande impulso às marchas e à Contradança, indo ao encontro das pessoas de Alpalhão que sempre gostaram muito de se vestir e do traje, embora fosse só para ir ao baile.”

“As saias têm duas partes de feltro. Os desenhos são feitos em papel vegetal, que depois é cozido na saia, retira-se o papel e recortam-se os desenhos.”

Uma técnica igual àquela que é empregue em Nisa, no entanto, “enquanto que em Nisa preferem o vermelho com os recortes em preto, em Alpalhão, o vermelho é mais utilizado com os bordados em branco. As saias amarelas que se usam também muito têm os bordados em azul-escuro. Os xailes em Nisa são bordados à mão e aqui, a maior parte, os de terylene, são bordados à máquina, a matiz. Os xailes mais antigos de Alpalhão são os merinos, muito bonitos e vistosos. O traje de Alpalhão inclui a camisa, que era de linho, antigamente, o corpete, que é um colete mais curto, bordado à frente e atrás e debruado com uma fita branca e o avental, feito de cetim e bordado como o xaile, com dois bolsos.”

Três semanas é o tempo que demora, até ficar pronto, um traje para adulto (menina ou senhora). O de criança, demora menos.

Por enquanto vai tendo algumas encomendas e o seu trabalho começa a ser mais conhecido, não apenas pelos desfiles de Carnaval, mas pela sua presença nalguns eventos organizados pela Junta de Freguesia, como é o caso da Feira dos Enchidos.
Quanto à popularidade do Carnaval de Alpalhão, Virgínia Rijo não tem dúvidas.
“Oxalá que nunca acabe e seja cada vez mais divulgado. É bom para toda a gente, anima o comércio, diverte as pessoas e movimenta a terra. E os nossos trajes são mesmo bonitos, não são?”

Fonte: Vila de Alpalhão

4 comentários:

isabel tiago disse...

Aqui perto um pouco antes de chegar a Nisa, vi, pela primeira e única vez até hoje, uma placa sinalizadora de várias entidades importantes sendo uma delas o desenho de um chouriço, ou seja, informando quem passava, que estavamos a chegar a um local de fabrico de enchidos. Adorei. Nunca mais lá voltei e infelizmente não tenho foto dessa placa e bem gostaria.
Aproveito para dizer que descobri o seu blog há pouco tempo por intermédio de um outro, o quintal biológico e adicionei-o aos meus favoritos. Parabéns pelo trabalho nele desenvolvido.

Ivan Paim disse...

Olá Carlos! Gostei muito da postagem sobre o traje de Nisa. Vemos por aí muito falar dos trajes do Minho por exemplo e pouca coisa sobre os trajes do sul de Portugal. Achei interessantíssimo. Sou diretor do Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa do Brasil. Gostaria que visitasses o nosso site www.rfealmalusa.org

Paula Varela disse...

Sou de Alpalhão e venho informar que estes trajes são exclusivo de Alpalhão, não de Nisa.
Os trajes de Nisa são muito diferentes dos nossos, desde as saias, lenços e corpetes.

Descobri o blog por acaso e gostei muito de ver nele pessoas a representar Alpalhão.

Continue com o excelente trabalho!

Guiomar Sequeira disse...

Venho dar os "Parabéns" a todas vós que tem feito um trabalho muito importante para dar a conhecer a nossa terra e os seus trajes lindos!!!
Devem continuar, Parabéns!!
Também eu sou de Alpalhão e gosto muito de ver o que por ai se faz na nossa terra é gratificante saber que alguém leva a bom porto algo bonito como manter as tradições de Alpalhão. Parabèns!
Guiomar Sequeira