sexta-feira, julho 21, 2006

Traje da mulher da Nazaré


Blusa – de chita com ramagens; brancas, com flores pretas ou vermelhas; vermelhas e outras cores, com flores brancas. Todas a blusas são justas de modo a desenharem os bustos, sem parecer comprimi-los, dando-lhes um aspecto de grande elegância.
Nas blusas dos domingos e dias de festa o decote em vez de franzido ou da tira alta, apresenta uma pequena gola voltada de bicos arredondados, guarnecida com um folho estreito, tal como o macho da frente. As mangas são bastante curtas – uma mão-travessa abaixo do cotovelo – terminando com uma renda de 10 cm de largura. Só recentemente as rendas passaram a ser maiores e as mangas mais curtas, quase pelo cotovelo.
A blusa terminava em aba usada sobre a saia, embora actualmente as mulheres a usem por dentro da saia.
Por debaixo da blusa, para formar o corpo, usavam um corpete de pano cru para o trabalho e de pano branco para os dias festivos.

Saia – conforme a ocasião a que se destinam, assim variam os tecidos; para trabalho, escocês grosseiro ou castorina; para os domingos e dias de festa, escocês de lã fina, cachemira e chita.
A roda é dada pelos panos, afeiçoada à cintura por meio de pregas estreitas, que partem de um dos lados do ventre, contornam a cintura pela parte posterior e vão até ao outro lado, não tendo pregas sobre o ventre ou tendo-as bastante largas para não fazerem enchimento sob o avental. As saias de trabalho são apenas armadas no cós.
Por entre a abertura deixada entre dois panos, a mulher tinha acesso à bolsa que as nazarenas guardavam sob a saia.
A saia de festa, quando eram feitas de chita, a orla era guarnecida com uma barra de veludo preto, com cerca de 15 cm. A esta barra corresponde pelo interior uma outra de chita vermelha. Acima da barra poderiam ainda ser colocadas mais uma ou duas, dependente do gosto pessoal.
Quando são feitas de escocês o plissado era mantido até à região das ancas por uma costura ou bordado.
Há ainda a considerar as saias de baixo (saiotes), para tufar as saias foram consideradas suficientes 3, posteriormente passaram a usar-se muitas, em número incerto, só recentemente se fixaram em sete.

Avental – De riscado para o trabalho e de popelina para os dias festivos. Em ambos os casos bastante grandes, acompanhando a saia lateralmente e no comprimento, cobrindo-a ou deixando ver uma orlazinha. Eram confeccionados de várias formas e feitios, com rendas e bordados a matiz, raminhos com flores e folhas, ou folhas e bagas.
Hoje os aventais de festa são geralmente de seda ou cetim, profusamente bordados com composições vistosas.

O lenço ou cachené – são adquiridos no mercado: de lã de algodão, geralmente de cores escuras com decorações simples de cores contrastantes. São usados atados das mais diversas maneiras, ou apenas sobre a cabeça caindo soltos.

Chapéu – é de feltro preto, de forma cilíndrica, e na parte superior da copa tem uma ligeira depressão. A aba é revirada.
Do lado direito tem a ornamentá-lo um pom-pom de lã. Ao chapéu das viúvas falta este enfeite.

Capa – para os dias festivos é de tecido fino, preto, de lã. Tem cabeção de veludo da mesma cor, é de debruado a fita preta lavrada. Para o trabalho era de baeta debruada a fita de lã lisa.
A capa é ampla de forma circular. Normalmente, a capa é usada pela cabeça sobre o lenço ou pelos ombros, só com o trajo de festa.

As nazarenas andam vulgarmente descalças. Calçadas, usam tamancos de pele preta com sola de madeira ou chinelos de trança.
Para o trajo de festa, as mulheres usam chinelas de verniz preto com salto de sola.
Em tempo de frio usam umas polainas de malha de lã branca (meias sem pé) que atam ou não com fita por debaixo do joelho.

Descrição do trajo da mulher da Nazaré, com base nas recolhas efectuadas no início do sec.XX., por Abílio Leal de Mattos e Silva.

3 comentários:

http://lili-one.livejournal.com/ disse...

Uma amiga minha, americanam peiu-me que eu a informasse de como arranjar-lhe um traje da Nazaré, poder V. dizer-me como fazer par arranjá-lo?

Agradeço a atenção dispensada,
Cumprimentos

Carlos Cardoso disse...

Antes de mais, obrigado pela sua visita e comentário.
Quanto à sua pergunta.
Em Portugal existem várias lojas de turismo que vendem este trajo, no entanto, eu recomendo a Casa Brincheiro, no Cartaxo, que pode consultar em
http://www.casabrincheiro.com/
e que tem efectuado um excelente trabalho na reprodução de trajes.

Atenciosamente
Carlos Cardoso

MAZARTES DA NAZARÉ disse...

OLA A TODOS PARA ADQUIRIR UM TRAJE DA MULHER DA NAZARÉ DE FESTA , CASA ESCOCES- PRAIA DA NAZARE , CASA O MIRADOURO- SITIO DA NAZARE , LOJA LOTE 47- PRAIA DA NAZARE, ATELIER GINA -PRAIA DA NAZARE MAZARTES DA NAZARÉ-FACEBOOK ARCO DA VELHA - FACEBOOK......... A CASA BRINCHEIRO VENDE DE TUDO PARA O FLOCLORE MAS TREJES DA NAZARE NAO VENDE O QUE VENDE APENAS PARA O TRAJE DA NAZARE E OS TECIDOS , E OS CACHENES..... ESTES SITIOS QUE EU INFORMEI JA TEM ROUPA FEITA PARA QUALQUER CORPO . OBRIGADO